Startup sul-coreana cria lixeiras inteligentes

 

Clean Cap (foto de divulgação)

Clean Cap (foto de divulgação)

Melhora na mobilidade e uso de energias renováveis são coisas que vêm à cabeça quando pensamos em melhorias urbanas. A  startup sul-coreana Ecube Labs foi além: decidiu desenvolver lixeiras inteligentes chamadas Clean Caps que monitoram o nível de lixo dentro delas e avisam quando precisam ser esvaziadas, segundo informações do jornal “The Guardian”. De acordo com a startup, a utilização das lixeiras diminui os custos operacionais em 80%.

A coleta de lixo é um problema em diversas cidades do mundo. Um estudo da IBM diz que a quantidade de lixo deve dobrar nos próximos 20 anos enquanto a população aumenta de 7 bilhões para 8,6 bilhões até 2030. Esse foi um dos motivos que levaram a Ecube a distribuir 2.500 lixeiras inteligentes em cidades, campus, parques e restaurantes ao redor do mundo. Um dos países que recebeu alguns exemplares foi a Colômbia, nas cidades de Ibagué e Santa Marta. Segundo Roger Kim, diretor da empresa, o motivo era mostrar que o produto funcionava não apenas em países de primeiro mundo. “Quando conversamos com investidores e com a mídia, eles sempre pensam erroneamente que as soluções se aplicam apenas a países ricos”, disse ele ao “The Guardian”. “Nós queremos mostrar que isso está errado.”

Cada lixeira inteligente da empresa custa entre US$ 2 e US$ 3 mil, por isso foi preciso desenvolver uma tecnologia mais barata para viabilizar sistemas inteiros de coleta inteligente em cidades de países em desenvolvimento, como a Colômbia. A startup desenvolveu então um sensor com bateria de dez anos de duração que pode ser acoplado a lixeiras. Os dados de cada Clean Cap são acessados por meio de um aplicativo criado pela Ecube que planeja a retirada dos lixos de acordo com as informações enviadas pelos sensores. Esses sensores já estão sendo instalados em cidades na Europa, no Oriente Médio, Ásia, América do Norte e México e cidades brasileiras também manifestaram interesse na coleta inteligente oferecida pela empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *