Arie Halpern: gadgets podem criar ambiente mais saudável no escritório

Para Arie Halpern, gadgets podem ser boa opção para otimizar ambiente corporativo

Para Arie Halpern, gadgets podem ser boa opção para otimizar ambiente corporativo

Criar um ambiente corporativo confortável, organizado e altamente conectado é um dos requisitos para se manter produtivo e inspirado. Entre as inovações surgidas para atender essa demanda corporativa estão alguns dispositivos tecnológicos que ajudam a trazer uma dinâmica diferente ao ambiente de trabalho, como uma caneta digital e um scanner portátil, que conseguem otimizar o tempo gasto em tarefas repetitivas nos escritórios. Outra opção é apostar em softwares de modelo business, que trazem funcionalidades pensadas especialmente para o mundo corporativo. “As empresas já perceberam que investir no local de trabalho dá retorno para sua produtividade interna”, explica o economista e empreendedor com foco em inovação e tecnologias disruptivas Arie Halpern. Gadgets, pequenos dispositivos tecnológicos, podem ser outra solução viável caso uma remodelação completa do escritório da empresa não seja possível.

As canetas digitais, por exemplos, são capazes de captar o que você está escrevendo e automaticamente transcrever seu texto para uma versão digital. A vantagem é que elas eliminam as pilhas de papéis sempre em cima da mesa, além de economizar o tempo gasto para  passar as anotações a limpo. Outra opção que ajuda a diminuir a quantidade de papeis no escritório é um scanner portátil. Com ele, o conteúdo impresso em papel é automaticamente transferido para um computador ou smartphone. Até mesmo um pequeno jardim zen já se mostrou eficiente em manter o foco durante as horas de trabalho. Este modelo contem um sistema interno de irrigação, baseado no tipo de espécie plantada, para não deixar que a planta morra.

Companhias também podem se beneficiar de softwares feitos para o ambiente corporativo, como a versão Business do Skype, que vem com funcionalidades extras para otimizar a comunicação dos funcionários. O programa permite agendar reuniões, fazer chamadas de vídeo com até 250 pessoas, entre outras funcionalidades. Para quem faz home office, a indicação é investir em um software de compartilhamento de arquivos em nuvem, como o HOM, criado por uma startup brasileira. Ele faz a gestão dos colaboradores e armazena arquivos em nuvem. O sistema cuida do registros de horários, relatórios de produtividade e acompanhamento de projetos e atividades. “São pequenas praticidades como essas que salvam tempo para que possamos nos dedicar a tarefas mais interessantes”, comenta Arie Halpern.

Cientes da importância de ter um bom ambiente de trabalho, as grande empresas, principalmente,  já vêm investindo em escritórios mais agradáveis, que estimulem a criatividade e a produtividade. A Amazon, com seu projeto de sede-floresta, em Seattle, e o Google, que disponibiliza  em seus espaços videogames, mesas de sinuca e decorações inovadoras são dois bons exemplos. Relatório da organização britânica Great Place to Work, que tem como objetivo incentivar ambientes de trabalho saudáveis, aponta que a melhora no ambiente corporativo diminui os dias tirados por doença de 6,3 por ano para 2,7, por funcionário. A British Heart Fundation, outra instituição britânica da área, também comenta que a satisfação dos funcionários aumenta 25%, com resultados visíveis na produtividade da companhia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *